'Amazônia Para Sempre': projeto do Rock in Rio e The Town divulga iniciativas selecionadas em edital
17/12/2024
Seis projetos paraenses que atuam com bioeconomia, povos da floresta e empreendedorismo foram selecionados. ''Amazônia Para Sempre'
Reprodução / Rock In Rio
O projeto Amazônia Para Sempre, promovido pelo Rock in Rio e o The Town, anunciou as iniciativas selecionadas pelo edital de R$ 2 milhões voltado a ações de preservação da floresta e o fortalecimento dos povos da Amazônia.
Ao todo, seis projetos paraenses que atuam com bioeconomia, povos da floresta e empreendedorismo foram selecionados:
Mulheres Amigas das Abelhas
Quintais Agroecológicos: Soberania Alimentar e Geração de Renda
Projeto Recicla Ananindeua
Apoio ao Empreendedorismo Local
Juventude e Sustentabilidade Amazônica
Turismo de Base Comunitária em Áreas Protegidas
Os escolhidos desenvolvem ações como geração de renda, conservação da natureza, turismo de base comunitária, agroecologia, reciclagem e valorização da cultura tradicional.
LEIA TAMBÉM
'Amazônia Para Sempre': Belém terá festival em parceria com Rock In Rio, The Town e com palco flutuante no rio Guamá
Segundo o Amazônia Para Sempre, as 6 iniciativas estão alinhadas com a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que será realizada em Belém, em novembro de 2025.
O objetivo do Amazônia Para Sempre é destacar a importância da Amazônia no combate às mudanças climáticas e valorizar as iniciativas locais como protagonistas dessa jornada.
Projetos selecionados
Mulheres Amigas das Abelhas
Instituição: Instituto Peabiru
Descrição: Amplia a criação de abelhas nativas sem ferrão para formar um "Cinturão Verde Das Abelhas" na região de Belém, gerando renda sustentável, promovendo restauração florestal e educação ambiental, além de combater desmatamento e queimadas.
Quintais Agroecológicos: Soberania Alimentar e Geração de Renda
Instituição: Associação da Comunidade Quilombola Sítio Cupuaçu/Boa Vista (ASCOMQUISC)
Descrição: Implementa hortas agroecológicas em quintais comunitários, utilizando práticas sustentáveis como manejo eficiente de recursos e reaproveitamento da água da chuva, além de integrar saberes tradicionais e modernos por meio de oficinas.
Projeto Recicla Ananindeua
Instituição: Associação dos Recicladores e Recicladoras de Ananindeua (ARECICLANANIN)
Descrição: Promove a economia circular e a preservação ambiental por meio da reciclagem, além de oferecer capacitação profissional para recicladores e conscientização sobre resíduos sólidos.
Apoio ao Empreendedorismo Local
Instituição: Associação de Apoio à Economia Popular da Amazônia (AmazonCred)
Descrição: Oferece crédito acessível e educação financeira para empreendedores locais, fortalecendo pequenos negócios e promovendo a sustentabilidade econômica em comunidades da Amazônia.
Juventude e Sustentabilidade Amazônica
Instituição: Cooperação da Juventude Amazônida para o Desenvolvimento Sustentável
Descrição: Capacita jovens em práticas de sustentabilidade e educação ambiental, incentivando o protagonismo comunitário e o desenvolvimento sustentável nas comunidades locais.
Turismo de Base Comunitária em Áreas Protegidas
Instituição: Associação de Desenvolvimento Local Sustentável
Descrição: Fortalece o turismo de base comunitária, promovendo geração de renda sustentável e valorização cultural em áreas protegidas, com atividades integradas à biodiversidade local.
Sustentabilidade: seis projetos paraenses são selecionados no Amazônia Para Sempre
Amazônia centro do mundo durante a COP30
O edital é parte das ações do Rock in Rio e do The Town e representam o compromisso com a preservação ambiental, a regeneração florestal e a valorização dos povos locais.
Em setembro de 2025 o espetáculo inédito “Amazônia Para Sempre” pretende colocar a região no centro da mídia nacional e internacional, celebrando a floresta e chamando a atenção do mundo para a 30ª Conferência das Partes para o Clima (COP 30).
Os festivais vão realizar uma mega apresentação, protagonizada por um grande artista internacional, a ser anunciado em breve, num palco flutuante, em formato de vitória-régia, no Rio Guamá, com cenografia e iluminação criadas exclusivamente para promover um encontro mágico entre a música e a natureza.
Esse momento terá transmissão nacional e cobertura internacional, com conteúdo especial que vai mostrar o espetáculo, além da cultura e da música local.
Além do show que será realizado no coração da floresta, a cidade de Belém receberá no mesmo dia um espetáculo aberto, gratuito e com artistas regionais e nacionais, que serão divulgados em breve junto com o local que será realizado.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA